domingo, 22 de abril de 2012

Obesidade e Atividade Física

        

      A obesidade pode ser definida, de forma simplificada, como uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, sendo consequência de balanço energético positivo e que acarreta repercussões à saúde (World Health Organization, 2000) com perda importante não só na qualidade como na quantidade de vida (FONTAINE, 2003). As consequências do excesso de peso à saúde têm sido demonstradas em diversos trabalhos. A obesidade é fator de risco para hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer. 
       Dois aspectos fundamentais relacionados ao balanço energético positivo são o aumento do consumo alimentar (aumento do fornecimento de energia) e a redução da atividade física.     Como já comentei anteriormente, um grande aliado da perda de peso é conseguir aumentar o metabolismo basal (MB), como ele está relacionado diretamente com a quantidade de massa magra que temos no corpo (mais informações na postagem: Como queimar gordura mais rápido?), temos que nos manter ativos para que esse aumento aconteça.
      É necessário que ocorra uma mudança em todo seu estilo de vida: comportamento alimentar, social, lazer e familiar. Todas estas esferas estão em interseção, justificando assim a importância de mudar todo o estilo de vida.
    A obesidade acarreta uma série de consequência em todas as esferas citadas anteriormente, como por exemplo, hipertensão, resistência a insulina, diabetes, dificuldade de deslocamento, problemas cardiovasculares, sobrecarga nas articulações, dores na coluna, isolamento social, baixa autoestima, entre outros. O primeiro passo para mudar esse quadro é o obeso (a) entender o que acontece com ele e o que pode acontecer, pois não é fácil mudar em uma sociedade que não fornece ferramentas necessárias para que essa mudança aconteça, a segregação e o preconceito andam juntos dificultando esse novo estilo de vida.

        Algumas sugestões para iniciar essa caminhada:

- Procure um médico para realizar um check-up (avaliação) para saber quais atividades mais indicadas a fazer.
- Procure o acompanhamento de um profissional de atividade física.
- Modifique seus hábitos alimentares: comer mais frutas e verduras, diminuir a ingestão de gordura e açúcar, se alimentar de 3 e 3 horas (em pequenas quantidades).
- Aumentar o gasto energético diário: substituir o elevador pelas escadas, exercitar pelo menos 30 minutos por dia (caminhada, bicicleta, musculação, esportes), diminuir o tempo no computador e televisão (sedentarismo).
- Escolha uma atividade que seja agradável, algum exercício que goste de fazer, você deve realizar algo que lhe seja prazeroso para que o resultado chegue de uma forma mais natural.

        Alguns benefícios da atividade física:

Aumento do gasto energético.
Melhora da composição corporal:
- Perda de gordura.
- Preservação da massa magra.
- Diminuição do depósito de gordura visceral.
Aumento na capacidade de mobilização e oxidação da gordura:
- Controle da ingestão alimentar.
- Redução do apetite a curto prazo.
- Redução da ingestão de gordura.
 Estimulação da resposta termogênica .
- Taxa Metabólica de Repouso.
- Termogênese induzida pela dieta.
 Mudança na morfologia do músculo e na capacidade bioquímica

 Aumento da sensibilidade à insulina.
Melhora no perfil de lipídos plasmáticos e lipoproteinas.
Diminuição da pressão sanguínea.
Melhora da condição física.
Efeitos psicológicos:
- Melhora da auto-estima.
- Auto-imagem.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referências:
GIGANTE, Denise P., Prevalência de obesidade em adultos e seus fatores de risco. Rev. Saúde Pública, 31(3) : 236-46, 1997. (DOWNLOAD)
MENDONÇA, Cristina P., Aspectos das práticas alimentares e da atividade física como determinantes do crescimento do sobrepeso/obesidade no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(3):698-709, mai-jun, 2004. (DOWNLOAD)

Sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário